WebRádio Nova Esperança

Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Papa reivindica “renovação moral” contra corrupção em Roma

Em homilia, Francisco defende atenção aos pobres, que não receberam recursos destinados a programas sociais



CIDADE DO VATICANO - O Papa Francisco condenou nesta quarta-feira autoridades e criminosos de Roma, que teriam embolsado fundos públicos destinados a ajudar os migrantes pobres, dizendo que a Cidade Eterna precisa de uma “renovação espiritual e moral”.

O Papa denunciou situações em que os pobres se sentem como criminosos e “forçados a se comportar como mafiosos” para se defender. O discurso foi feito na homilia da véspera do Ano Novo, assistida por milhares de pessoas na Basílica de São Pedro.
No início de dezembro, a polícia prendeu 37 pessoas suspeitas de integrar um grupo que teria relações com a máfia. Eles teriam destinado contratos públicos a pessoas próximas ao suposto chefe da organização, um extremista de direita com laços de longa data com o submundo de Roma. O caso ganhou destaque na imprensa italiana.
Alguns contratos eram relacionados à administração de centros de migrantes em bairros pobres da periferia de Roma. Segundo a polícia, os fundos foram desviados por autoridades municipais corruptas e seus aliados criminosos.
Francisco é também bispo de Roma, a capital italiana e o centro do Cristianismo. Por isso, ele usou o termo “nossa cidade” em sua homilia:

— Temos que defender os pobres, não nos defender dos pobres. Temos de servir os fracos, e não usá-los.

Documentos do escândalo incluem transcrições de escutas telefônicas que mostravam como os vencedores de contratos lucraram com recursos que deveriam ser destinados a programas sociais.
“Você tem alguma idéia de quanto você pode ganhar com migrantes?”, diz um dos presos no início do mês, referindo-se aos subsídios para a prestação de serviços em campos temporários para os migrantes. “É mais do que traz o tráfico de drogas”.
Depois das prisões, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, ordenou uma revisão dos contratos municipais. O primeiro-ministro Matteo Renzi, por sua vez, propôs leis nacionais mais duras contra a corrupção.


Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/papa-reivindica-renovacao-moral-contra-corrupcao-em-roma-14944552

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Miss. Isa Reis I Gideões 2017