WebRádio Nova Esperança

Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Jarro de 3 mil anos é encontrado com inscrição da era do Rei Davi

O objeto de argila pertenceu a Eshbaal, também citado na Bíblia como Is-Bosete


Escavações realizadas em Khirbet Qeiyafa no ano de 2012 encontraram pedaços de um jarro de argila e as inscrições no recipiente despertaram curiosidade nos pesquisadores.
Os estudos foram feitos e essa semana os arqueólogos israelenses divulgaram que a vasilha de argila tem cerca de 3.000 anos e traz o nome de “Eshbaal Ben Beda” em letras antigas.
O local onde foi encontrado o utensilio fica próximo a cidade israelense de Beit Shemesh, cidade onde aconteceu a batalha entre Davi e Golias. O Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém e a Autoridade de Antiguidades de Israel estudaram juntas o objeto e divulgaram que agora ele pode comprovar a existência do Rei Saul, pois o objeto pertenceu a um de seus filhos.
“Trata-se da primeira vez que aparece o nome Eshbaal em uma inscrição antiga no país. Eshbaal Ben Shaul, que governou Israel na mesma época que Davi, é citado pela Bíblia”, afirmou Yosef Garfinkel pesquisador da Universidade Hebraica.
“É interessante destacar que o nome Eshbaal aparece na Bíblia, e agora também em um documento arqueológico. Este nome só foi usado durante a era do rei Davi. O nome Beda é único e não aparece em inscrições antigas ou na tradição bíblica”, diz.
A descoberta também é importante por se tratar da primeira inscrição encontrada datada do século X a.C. no Reino da Judeia. “Isto muda totalmente nosso entendimento da expansão da escritura no reino e agora fica claro que estava muito mais estendida do que pensávamos”, dizem os pesquisadores.
Jarro de Isbosete
Jarro com inscrição de Is-Bosete, filho de Saul.
Além do jarro pertencente ao filho do rei Saul, os arqueólogos encontraram uma fortificação, duas portas, um palácio, armazéns, quartos e salas de culto que faziam parte de um assentamento datado do final do século Xi e princípio do século X a.C.

Quem era Eshbaal Ben Beda ou Esbaal Ben Shaul?

A palavra hebraica ben significa filho e era usada para identificar a família da pessoa. A Bíblia diz em I Crônicas 8:33 que “Ner gerou a Quis, e Quis gerou a Saul; e Saul gerou a Jônatas, a Malquisua, a Abinadabe, e a Esbaal”.
O nome de Esbaal só aparece na Bíblia em Crônicas, em Samuel ele é citado como Is-Bosete, pois seu nome original traz ligações com o nome do deus Baal. Is-Bosete reinou durante dois anos sobre Israel.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel explica que Eshbaal era dono de uma grande propriedade agrícola e os produtos recolhidos nessas terras eram transportados em frascos que levavam o seu nome.
Os textos de II Samuel capítulos 3 e 4 narram a guerra entre a Casa de Davi e a de Saul e mostram a morte de Abner em um complô secreto feito sem autorização de Davi e também a morte de Is-Bosete, assassinado por dois capitães de tropas enquanto dormia.
A cabeça de Is-Bosete foi levada à Davi em Hebrom e o rei não ficou contente com a morte e ordenou que seus homens matassem os assassinos do filho de Saul.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Miss. Isa Reis I Gideões 2017