WebRádio Nova Esperança

Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Após lançar site, igreja perde 15 mil membros em quatro dias

Luteranos que foram registrados ainda crianças decidem abandonar denominação

Após lançar site, igreja perde 15 mil membros em quatro diasApós lançar site, igreja perde 15 mil membros em quatro dias
Cerca de três quartos da população norueguesa são membros da Igreja da Noruega, de tradição luterana. Trata-se de uma questão cultural. Toda criança batizada é registrada como participante da igreja nacional do país. Oficialmente, ela possui mais de 3,8 milhões de fiéis.
Em meados de agosto a denominação resolveu inovar e disponibilizou um site onde os noruegueses podiam “verificar sua situação”, tendo as opções de registrar-se ou cancelar sua adesão à Igreja. Nos quatro primeiros dias pediram desligamento 15.053 fiéis. Apenas 1.369 pessoas pediram para ser membros.
A principal confissão cristã no reino escandinavo vem enfrentando sérias acusações de má gestão dos registros. A iniciativa do site foi para fazer um balanço da real situação, uma vez que 73% da população declara-se luterano, mas as frequências aos cultos continuam em queda ao longo da última década.
“Vamos continuar sendo uma igreja popular, aberta e acolhedora”, afirmou o presidente do Conselho da Igreja Luterana, Kristin Gunleiksrud Raaum, em comunicado oficial. “Acreditamos que ninguém deve ser um membro contra a sua vontade, por isso estou contente que esta solução tenha disso encontrada”, sublinhou.

Estavam preparados

A liderança da igreja acreditava que haveria cancelamentos, pois sabe que muitos não seguem a religião de seus pais. A bispa Helga Haugland Byfuglien, fez questão de dizer que isso não impedirá os trabalhos da denominação. “Temos grande respeito pela escolha das pessoas. Levamos estes sinais a sério. Nossa tarefa continua sendo passar a mensagem cristã e transmitir a importância do papel da igreja na vida das pessoas”, destacou.
A igreja não divulgou se tem algum projeto para identificar os motivos que levaram as pessoas a se desligarem.
O número de batismos na Igreja da Noruega também está em declínio. No ano passado, o total foi de 34.100 crianças; 900 menos do que no ano anterior. Segundo as estatísticas, apenas 58% das crianças recém-nascidas foram registradas. Para efeitos de comparação, em 2005 a proporção era de 76%.Com informações de Norway Today

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Miss. Isa Reis I Gideões 2017