WebRádio Nova Esperança

Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Matéria falsa diz que pastor pede roupas diferentes para gays

Pastor Pat Robertson é alvo de hoax
por Jarbas Aragão

Matéria falsa diz que pastor pede roupas diferentes para gaysMatéria falsa diz que pastor pede roupas diferentes para gays
O famoso pastor pentecostal Pat Robertson, 85 anos, é conhecido por suas afirmações diretas contra comportamentos que considera imoral.
Ele é o fundador da rede de TV cristã Christian Broadcast News (CBN) e apresenta o programa “Clube 700”, que vai ao ar desde 1963.
Seus comentários no programa costumam gerar polêmica, sendo seguidamente chamado de homofóbico. Pat é abertamente contra o aborto e o feminismo. Muitas vezes foi perseguido e difamado na internet por causa de seu discurso “politicamente incorreto”.
Embora já tenha feito afirmações “infelizes” no passado, ele agora está sendo fruto de mais um hoax na internet. Assim são chamadas as notícias falsas que circulam (especialmente em redes sociais) que não possuem uma fonte confiável.
O site Terra foi o primeiro a publicar a tradução de uma delas e o assunto foi reproduzido por muitos sites e gerou comentários que mostram como as pessoas tendem a dar crédito ao que leem sem verificar se existe comprovação. Gerando, inclusive, críticas dentre evangélicos.
A notícia falsa alega que “Em um programa exibido na semana passada… Pat fez nova declaração bombástica: ‘Devemos criar uma regra que obrigue os gays a usar uma roupa de cor diferente. Assim, as pessoas normais saberiam que a pessoa que usa aquela cor é sodomita, e se manteriam longe dela’ ”.
Ainda segundo a matéria, essa é “ A única maneira de parar a propagação de doenças que afligem o país é fazer alguma separação explícita entre gays e gente normal, os heterossexuais”.
Obviamente, isso equipararia os evangélicos aos nazistas, que identificavam os judeus pela roupa e os impediram de viver junto com os demais, posteriormente matando milhões deles em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.
Em um país onde os movimentos pró-LGBT ganham cada vez mais espaço da mídia, e todo evangélico que condene esse comportamento seguindo o preceito bíblico seja criticado, esse tipo de notícia apenas incita os ânimos. Uma página de ateístas está divulgando a matéria como “prova” que os pastores apenas pregam a intolerância.
Nem o portal Terra nem os demais sites e blogs que divulgaram o assunto apontam a fonte. Isso causa estranheza, uma vez que todos os programas do Clube 700 estão disponíveis na internet. Não há link para o site da CBN nem a data em que supostamente foi apresentado. Nos vídeos da semana passada não há qualquer tipo de comentário do gênero.
Uma busca na internet mostra que a matéria foi publicada primeiramente em inglês, pelo site Religonlo, que diz explicitamente ser um site de notícias falsas, com viés humorístico. Semelhante ao que fazem no Brasil os sites Sensacionalista e Joselito Muller.
Infelizmente essa é só mais uma tentativa de associar a imagem dos evangélicos a um extremismo e que chamam de “fundamentalismo”.
O portal Gospel Prime já investigou antes esse tipo de notícia e as desmentiu. É sempre prudente o leitor verificar os fatos divulgados, observando como são feitas acusações deste tipo. Comprometido com a integridade jornalística, o portal sempre coloca as fontes de suas notícias com os respectivos links.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Miss. Isa Reis I Gideões 2017